oto de Jonathan Kemper na Unsplash

Usando ChatGPT para #homelabs de DevOps

Aproveite para usar o máximo do ChatGPT, a IA está sendo atualizada, algoritmos poderosos, estude para surfar nessa IA e aprender mais sobre o mundo DevOps, automação e Cloud

DevOps from Zero!💻
7 min readMar 17, 2023

--

Opa, voltando com TUDO pessoal e hoje para explorar a tecnologia do momento, estamos falando do ChatGPT. Todos vocês devem ter ouvido falar muito sobre essa nova ferramenta de IA nos últimos dias, e inclusive, rumores de que o ChatGPT vai roubar vagas de programadores, e ainda, suposições de que as vagas vão pedir experiência com ChatGPT no futuro, essas são as mais novas trends lançadas na internet… Mas hoje, eu estou escrevendo por outro motivo, vamos falar como podemos usar o ChatGPT à nosso favor, isso mesmo, focado em DevOps, no dia a dia trabalhando com tecnologia, e um pouquinho de produtividade. 🚀🚀🚀

OBS: isso não tem quaisquer ligações com meu empregador. apenas fins de estudos em #homelabs de DevOps e didáticos de estudos.

Eu pensei bem antes de vir aqui escrever sobre esse assunto, pois não tive tanto tempo usando o ChatGPT, mas o tempo que eu estive usando a IA, foi o suficiente para melhorar minha produtividade no dia a dia, eu realmente estou substituindo o Google pelo ChatGPT. Incrível demais. Não imaginava que esse monopólio (Google principalmente) não seria sequer ameaçado por muitos anos. Motivado com esses resultados, estou aqui para escrever que é possível sim, usar a IA para você aprender sobre DevOps, automação com Ansible, Terraform, CI/CD e muito mais. Eu vou listar alguns hacks legais de exemplos, para que você possa entender melhor e quem sabe, despertar um desejo de você correr atrás para aprender mais sobre o ChatGPT.

Essa ideia de sair usando o ChatGPT ao invés do Google, não é novidade pessoal, é real e tem MUTOS profissionais estão trocando as ferramentas de buscas, veja esse tweet de um amigo da comunidade, relatando sua experiência prévia com o ChatGPT

Tweet sobre o uso do ChatGPT

Como funciona o ChatGPT?

É uma ferramenta de IA (Inteligência Artificial), desenvolvida pela OpenAI e lançado em novembro de 2022. Ele é desenvolvido sobre o modelo GPT-3, um dos principais serviços de IA da OpenAI e usa a tecnologia de Machine Learning focado em algoritmos especializados para se adaptar à realidade. A ideia do ChatGPT é emular uma conversa humanizada, ou seja, ele funciona em modo texto, que é diferente de outras plataformas de IA do mercado, que funcionam através de comandos por voz, como por exemplo a Alexa da Amazon, Siri e outras.

O que é possível fazer com o ChatGPT?

É possível de se usar o ChatGPT para muitos fins e inclusive para aumentar sua produtividade e aprendizado. Veja alguns dos cases que ele é capaz de criar.

  • tirar dúvidas sobre questões gerais
  • documentar códigos em Python, Java, Go
  • resolver problemas lógicos (matemáticos)
  • codificar uma linguagem de programação
  • escrever textos, dissertações, piadas, livros
  • detalhamento de conceitos complexos

Existem mais ações que ele sabe criar e ainda estamos descobrindo aos poucos, ainda mais, que recentemente foi lançado a versão ChatGPT-4, onde a empresa implementou o Bing e agora tornou o ChatGPT ainda mais poderoso, podendo efetuar buscar mais precisas.

ChatGPT & DevOps

A ideia desse tópico é explorar mais detalhes de produtividade que você pode alcançar com o uso do ChatGTP no seu dia a dia focado em DevOps. Eu fiz algumas perguntas para a IA, e ela soube responder com exatidão e coerência, eu podia criar os recursos e códigos manualmente, mas com o uso do ChatGPT isso se torna mais simples, e me apoia durante as atividades. Vejamos alguns pequenos exemplos que ajudam demais no seu dia dia trabalhando com tecnologia e automação.

1- O Chat GPT pode explicar tópicos para você de maneira simples

Se você está tendo dificuldade em entender um tópico, o ChatGPT também é bom para criar metáforas e explicações interessantes, que podem tornar os conceitos menos estranhos. Pedir ao ChatGPT para explicar as coisas para você de uma forma simples, você pode pegar a essência geral de um tópico mais rapidamente, ajudando a colocá-lo no caminho certo para entender algo em sua totalidade, e isso ele faz MUITO bem.

Neste exemplo abaixo, eu pedi ao ChatGPT para explicar o que é DevOps de uma forma que uma criança pudesse entender, porque eu tive que explicar o meu trabalho para minha família, e sempre esbarrei nesses conceitos, e com o uso do ChatGPT, isso foi fácil e simples e bem formulado. Veja a resposta do ChatBot:

ChatGPT

2- O ChatGPT pode gerar código simples em Shell Script

Certamente é um dos tantos recursos que eu mais gosto. O ChatGPT é bom em gerar código simples. Você pode usá-lo para gerar rapidamente código ou outros trechos de código que não exigem muito pensamento e seriam tediosos de escrever. Como bônus, ele também pode explicar o código para você e até adicionar comentários!

3- O ChatGPT pode criar um código Terraform para sua IaC

Sem dúvidas quando estamos falando de Terraform, o ChatGPT está turbinado de algoritmos especializados em Infraestrutura como Código. Como tenho usado o Terraform no dia a dia, eu não preciso ir mais no Google e buscar determinadas funções ou recursos, isso o ChatGPT me fornece rapidamente e eu ganho tempo evitando buscas manuais, sem ideias e sem contextos, as vezes. Isso me ajuda inclusive, na distração com outros assuntos relacionados, quando estou fazendo buscas. Veja o que ele gerou para um exemplo de criação de uma EC2 na AWS com SSH.

ChatGPT & Terraform

4- O ChatGPT pode criar suas GitHub Actions rapidamente

Se você está buscando uma forma de automatizar seu #homelab, com certeza poderá contar com a ajuda do ChatGPT. A IA é capaz de criar em segundos uma Action completa e documentada para um pipeline de CI/CD com Terraform para provisionamento de IaC. Eu validei as informações na doc oficial do GH e está certíssimo, o passo a passo e o código.

ChatGPT com GH Actions

5- O Chat GPT pode ajudá-lo a ter novas ideias de conteúdo

Aproveito também para destacar algo que eu gosto muito, que é escrever sobre tecnologia, e agora com o uso do ChatGPT, isso fica bem mais fácil, ele é capaz de me fornecer ideias de conteúdos, formatar meu texto, apontar erros de português e analisar a coerência. Falando nisso, vou aproveitar e salvar essa lista que ele criou, isso pode dar belíssimos artigos no LinkedIn ou Medium.

ChatGOPT para criadores de conteúdo

6- O ChatGPT pode forcecer um roadmap de DevOps

Se você que está planejando migrar de área para aprender mais sobre o mundo de DevOps, o ChatGPT pode facilmente indicar cursos, ferramentas e criar um manual completo de estudos. Basta fazer a pergunta correta que ele vai criar a forma ideal de ajudar.

Nesse exemplo abaixo, eu pedi que ele me desse um ponto de partida para entrar na área de DevOps, tudo certinho, sem pular etapas, ele apontou que é importante estudar a parte de desenvolvimento de software, apontou as ferramentas necessárias e ainda, mostrou que DevOps é cultura. Estou impressionado, de verdade!

ChatGPT como inicar em DevOps

Finalizando

Esse é apenas um dos posts sobre ChaGPT e DevOps, escreverei mais vezes sobre tema incluindo mais casos de uso, ferramentas e métodos de entrega de DevOps com ChatGPT. Essa IA oferece muitas maneiras e oportunidades para os engenheiros aumentarem sua produtividade e ajudarem a se desbloquear em torno de suas tarefas diárias. Não pense que o ChatGPT vai tomar seu emprego, a IA veio para acelerar a sua produtividade, e fornecer suporte adequado e consistente para seu dia a dia como profissional. Usei esse artigo, para pontos de orientação.

Agradeço demais ao Giovanni Bassi, por iniciar a conversa sobre ChatGPT na comunidade, isso foi um dos pontos para escrever o artigo. É um assunto que desperta muito interesse por todos, reforço aqui, se você quer conhecer mais o ChatGPT, podemos criar um canal de comunicação e aprender juntos, discutir ideias, aproveite para comentar seu ponto de vista. Obrigado demais pela sua leitura. Se esta postagem foi útil, clique no botão de palmas 👏 abaixo, algumas vezes, para mostrar seu apoio ao autor, e se sentiu falta de algo, complementos são muito bem vindos. TMJ!

--

--

DevOps from Zero!💻

SRE/DevOps Engineer| Lifelong learner | Medium Creator | AWS/Azure certified☁️ | Hashicorp Ambassador | Containers | Tech | Community | Coffee