IaasWeek: IaC, Ansible, Terraform, Packer e muito aprendizado

Para quem já me acompanha no blog sabe que eu destaco cada experiência de eventos, meetups na qual participo, na última postagem sobre eventos, escrevi um breve relato do DevOps Days Campinas (Leia aqui), onde mencionei algumas palestras que tinha gostado e como evento foi muito significativo para meu processo de aprendizado.

Na semana do dia 16 ao dia 20 de Dezembro, o canal LinuxTips realizou mais uma semana cheia de conteúdo falando sobre infra como código, algumas ferramentas utilizadas para IaC e teste de infraestrutura, ou seja, foi muito conteúdo, muito conhecimento, foi sensacional.

Veja algumas ferramentas utilizadas na live:

Vou compartilhar alguns pontos que eu aprendi, que além da parte técnica, são importantes na minha visão, veja:

1- Uma coisa importante que você deve sempre fazer antes de iniciar os estudos com uma ferramenta. Use a documentação oficial. Venho estudando Terraform, Ansible, Docker, e posso dizer que a documentação dos caras são demais, muitos exemplos, cases, bem detalhado.

2- Aprenda uma linguagem de programação. Porque isso? Cada vez mais o conhecimento de desenvolvimento será importante para a área de operações. Com o avanço da IaC, ferramentas como Ansible, Terraform entre outras, estão muito fortes no mercado. Pode ser Python, Go, comece convertendo seus scripts (Bash) para essas linguagens. Gostaria de indicar o artigo do Rafael Gomes, onde ele mostra o caminho para aprender mais sobre DevOps, acesse aqui.

3- Se atualize sempre. Com o avanço da tecnologia, da nossa área de TI, muitas ferramentas, frameworks, mudam muito rápido. Faça cursos online, tem muitas plataformas na internet, tem o YouTube, veja a documentação das ferramentas, isso ajuda MUITO.

4- Participe mais da comunidade. Para avançar na sua carreira como profissional, é muito importante você participar de eventos, meetups, palestras, uma coisa boa é, dê ideias de melhoria para seu time, traga conhecimentos, experiências reais para seu ambiente de trabalho, isso ajuda você e a empresa e todo mundo ganha.

Caso você tenha perdido as lives, não deixe de acessar e realizar seus testes. Abaixo estão os links com todo o conteúdo prático:

Episódio 1 — O que é IaaS e IaC e o porquê isso é tão importante para nós! (Acesse o link)

Episódio 2 — Na prática com Ansible (Acesse o link)

Episódio 3 — Construir, alterar e configurar sua infraestrutura com Terraform (Acesse o link)

Episódio 4 — Construindo uma imagem para sua aplicação com Packer (Acesse o link)

Episódio 5 — Testando todas as ferramentas! (Acesse o link)

Eu estou revendo a live de Ansible também, aprendi outros módulos e comandos, logo mais pretendo postar um artigo com Ansible e AWS usando exemplos reais.

Bom, para finalizar, queria informar que essa foi minha visão da semana IaasWeek, aprendi demais com o pessoal, foram exemplos legais mesmo, ferramentas que estão fortes no mercado. Claro, antes de você sair querendo por Ansible ou Terraform em produção, procure estudar bem antes a ferramenta, veja os objetivos de cada uma, tem muitas outras interessantes também, depende muito do projeto, da empresa. Mas por esse agora, não deixem de assistir a live, você aprende MUITO.

Claro, não poderia deixar de agradecer ao Jeferson Fernando e Rafael Gomes pela dedicação, espírito de comunidade e muito vontade de ajudar e compartilhar conhecimento. Vocês provaram mais uma vez, o quão são importantes nesse meio, continuem assim, isso vai ajudar muitas pessoas no dia a dia. “Topzera da balada”.

É isso aí! #VAIIII

Senior Linux Administrator at IBM