Gerenciamento de usuários no Zabbix.

Olá pessoal, o artigo de hoje é sobre a gestão de usuários na ferramenta de monitoramento Zabbix.

Sei que para muitos o gerenciamento de usuários é bem simples, mas existem muitas pessoas que ainda tem dúvidas em como alterar as permissões de usuários e efetuar a criação de grupos de usuários no sistema, e ainda, existem aqueles que estão começando a utilizar a ferramenta. Aliás, sejam bem vindos, esse artigo é para você.

O Zabbix possui diversos recursos incríveis e um deles é a forma de gerir os usuários e grupos.

De acordo com a documentação do Zabbix, “a configuração inicial do Zabbix possui dois usuários: ‘Admin’ e ‘guest’. O usuário ‘guest’ é utilizado por usuários não autenticados. Antes de se autenticar como ‘Admin’, você é o ‘guest’ (convidado)”.

Abaixo está a tela de gerenciamento de usuários e grupos do Zabbix:

Painel de administração do Zabbix.

Para que você possa gerir os usuários e grupos do Zabbix, clique na guia de Administração, Usuários.

  • Criando um novo usuário no sistema:

Para criação de um usuário, é necessário preencher os campos abaixo, que são os principais:

Alias: Samuel

Nome: Samuel

Sobrenome: Ferreira da Costa

Grupos: Suporte Técnico

Senha: ************

Tela de criação de novo usuário no Zabbix

Na tela de criação de um novo usuário você pode definir também um tipo de mídia para esse usuário, como e-mail ou SMS, no nosso exemplo vou definir somente o usuário. A mídia nada mais é do que um canal para enviar notificações e alertas no Zabbix.

Depois de adicionado todas as informações, basta clicar em adicionar.

Eu adicionei o usuário Samuel no sistema, ele faz parte do grupo “Suporte Técnico” , (já já vamos ver a parte de grupos), e ele tem permissão apenas de “Zabbix User”.

Entendendo um pouco da permissão “Zabbix User”, significa que ele terá apenas acesso na guia de monitoramento do sistema, é uma permissão sem acesso na guia de Configuração e Administração, conforme tela abaixo:

Tela de monitoramento do usuário Samuel.

Agora, vamos imaginar que o usuário Samuel precisou entrar de férias do trabalho, nesse caso podemos adicionar esse usuário em um “grupo de usuários” chamado “disabled”. O que significa isso, Amaury?

Esse grupo restringe o acesso do usuário na autenticação, ou seja, ele fica impedido de acessar o sistema Zabbix. Isso é usado quando a pessoa entra de férias do trabalho, ou por motivos de segurança da ferramenta, assim o Analista de Monitoramento pode controlar melhor quem acessa o sistema:

Adicionando usuário no grupo disabled.

Veja abaixo o erro que ocorre se o usuário Samuel acessar o sistema:

Tela de autenticação do sistema.
  • Removendo um usuário do sistema:

O método de remoção de usuários é bem simples, você precisa marcar o usuário que deseja remover do sistema e clicar em deletar:

Removendo um usuário do sistema.
  • Entendendo as permissões:

De acordo com a documentação do Zabbix, “os tipos de usuários definem o nível de acesso aos menus e funções administrativas e o acesso padrão aos dados de hosts”.

Veja a tela abaixo sobre o esquema de permissões de usuários:

Definição de permissões de usuário. Imagem retirada da documentação do Zabbix.
  • Criando um grupo de usuário no sistema:

Nessa parte, é o onde vamos colocar os usuários criados, ou seja, os grupos de usuários, esse recurso facilita a gestão do Analista no controle dos grupos de cada usuário, por exemplo, um grupo chamado “Analistas NOC”, outro, “Supervisor de Segurança da Informação”.

É você que define se a pessoa pode ver todas as informações do sistema, ou se ela pode administrar e configurar hosts, templates, triggers, gráficos, mapas, etc.

Veja a tela abaixo que mostra um grupo de usuários chamado “Analista de Monitoramento”, para criar é simples também, só preencher as informações e setar as permissões da sua forma:

Tela de um grupo de usuário do Zabbix.

Caso você deseja remover um grupo de usuário do sistema, basta selecionar o grupo e clicar em deletar, conforme tela abaixo:

Tela de remoção de grupo de usuário.

“Simples como voar”.

Isso é tudo pessoal, fico à disposição para ajudar e aprender também.

Linkedin: www.linkedin.com/in/amaurybsouza/

Senior Linux Administrator at IBM

Senior Linux Administrator at IBM