Photo by Agustin Diaz Gargiulo on Unsplash

Eu fui no #devopsdaysrio2022

DevOps from Zero!💻
4 min readNov 8, 2022

--

Opa, depois de algum tempo sem escrever, eis me aqui!! 😄 Hoje escrevo aqui para vocês sobre a minha ida ao #devopsdaysrio, onde estive presencialmente e foi TOP demais a experiência, pega seu café e cola para ler TUDO do evento mais top das galáxias!! Conheci MUITA gente fina da comunidade, pessoas que estão sempre ajudando e compartilhando conteúdo com geral, sempre na intenção de somar e fortalecer o rolê, nós por nós sempre!! Salve Rafael Gomes, Fabiano S. Florentino, Jeferson Fernando, Sergio Soares, João Freire e muitos outros que estavam por lá!!

Tech talks

O evento foi foi bem técnico e didático, com temas de talks bem requeridas pelo mercado, como Prometheus, Go, métricas, disaster recovery, Helm e muitos outros. Os palestrantes são pessoas que já trabalham com as tecnologias e estão em grandes empresas do mercado, e como é um evento da comunidade, tudo é compartilhado, ensinado seguindo os pilares do DevOps e as políticas do evento, sempre com diversão e profissionalismo.

Open Spaces

Outra parte do evento que na minha opinião agrega demais, são os open spaces, que são abertos para que as pessoas deem sugestões de temas e levam para discussão em grupos. Eu fiquei escrevi sobre IaC, e meu tema foi bem debatido com os outros colegas que estavam por lá, trocamos figurinhas, experiências profissionais de cada um, e aprendemos MUITO.

Ignite Talks

Mais uma sessão onde as pessoas podem voluntariamente, comentar sobre alguns temas aleatórios, que estão sendo passados nos slides, você precisa se reinventar quando aparecer os temas e tentar conectar um slide com o outro, dentro da cultura DevOps, foi muito maneiro e divertido, isso é #devopsdays, isso é #comunidade.

O meu relato

Essa foto abaixo resume bem como eu estava a vontade no evento, eu estava todo carioca, chinelo, shorts, bem de boa mesmo hahaha! Sem palavras para escrever a sensação de estar lá presencialmente, e sentir a energia da comunidade, das pessoas, os abraços, os comentários sobre o evento, as tech talks, os spaces, os papos de carreira. Voltarei com certeza, e pretendo participar de mais edições que estão por vir no Brasil em 2023. #devopsdays #cloud #aws #azure #ansible #terraform #pipelines #tech

Conheci a Camila a.ka. punk do DevOps

Pessoa maravilhosa demais, cheia de energia e vontade para receber a comunidade, sempre feliz e de bem com a vida, essa é a Camila a.k.a punk do DevOps. Ameeeiiiii demais!! 😍 Para quem não conhece a Camis, ela é professora na escola LINUXtips, onde leciona o curso Descomplicando DevOps, um baita curso que recomendo demais, ela também é Hashicorp Ambassador, onde sempre está apoiando e compartilhando conteúdo de Terraform no Youtube.

DevOps Days Rio 2022

Conheci o Rafael Gomes a.k.a gomex

Outra fera da comunidade, super gente boa, amigão!! Para quem está por dentro da comunidade, sabe que Gomex está sempre apoiando as pessoas com diversas iniciativas, e uma delas muito bem explorada, foi a mentoria de IaC, que hoje já se tornou mentoria de DevOps. Se você quer saber mais detalhes sobre essa inciativa, acesse aqui. Existe também o GitHub que é usado pelo pessoal para contribuir com projetos na comunidade, acesse aqui e manda seu PR, bora fortalecer esse rolê!!

DevOps Days Rio 2022

Conheci o Fabiano S. Florentino e o Sergio Soares

Dois profissionais de tecnologia e tudo que envolve DevOps, são feras e sempre estão presentes na comunidade, seja ajudando ou produzindo conteúdos, tive esse imenso prazer de conhecer eles no Rio e fiquei bem feliz!! Com certeza vamos nos ver mais vezes e tomar aquele café topzera. Sempre estou falando com eles pelo Twitter e um ajuda o outro nos rolês de DevOps, nas dicas e nas automações, essa parceria é fortíssima 👇

DevOps Days Rio 2022

Conheci o Jeferson Fernando e mais uma turma!!

Mais uma turma TOP demais que conheci no evento, Jeferson Fernando a.k.a badtux, Gleydson Mazioli, Tainara Almeida e perdão aos outros que esqueci o nome haha! O Gleydson foi o criador do Guia Foca Linux, acesse aqui. Se existe um material de qualidade e super bem documentado é esse guia, que me ajudou demais quando eu estava estudando para a LPI. Salve Gleydson Mazioli 👊 A ferinha 💃aqui da foto foi a sensação do evento, ela participou com a gente e deu uma animada na turma!! O Jeferson Fernando é o criador do canal de DevOps no Youtube chamado LINUXtips, o mais completo de DevOps que existe, muito conteúdo firmeza de aprender.

DevOps Days Rio 2022

Finalizando…

Hoje o sentimento é de gratidão ❤️, sentimento de dever cumprido de ir presencialmente nesse evento massa, viajei por mais de 600km para estar com eles e para aprender mais sobre DevOps, sobre cultura, sobre Terraform, Prometheus, IaC e automações. Ano que vem tem mais, e pretendo retornar com certeza, aprender e compartilhar sempre, meu lema, tá no sangue, nós por nós. Tmj!

--

--

DevOps from Zero!💻

SRE/DevOps Engineer| Lifelong learner | Medium Creator | AWS/Azure certified☁️ | Hashicorp Ambassador | Containers | Tech | Community | Coffee