Como passei no exame AWS Certified Cloud Practitioner (CLF)

DevOps from Zero!💻
7 min readAug 1, 2021

--

Falaaaaaa pessoal, fiquei um tempo sem escrever aqui e pretendo nesse segundo semestre de 2021 postar MAIS conteúdos sobre SRE/DevOps, pois esse é o objetivo 👊 então fiquem ligados aí que vem post topzera da balada, conteúdo relevante sobre DevOps…

E hoje para começar, pretendo falar sobre o exame da AWS, no qual recentemente passei com sucesso na prova e afim de ajudar as pessoas vim aqui falar mais detalhes e dicas de como você pode se dar bem no exame. 🚀

Neste post, quero compartilhar meus aprendizados e experiências com vocês durante o período em que eu estive estudando para o exame, também mostrar algumas dicas de simulados, estrutura da prova e porque é importante ser um profissional AWS certificado hoje no mercado. Sem mais delongas, pretendo ser bem direto para tornar sua experiência de leitura gratificante. 👊

Esse modelo de exame, foca mais nos conceitos da Cloud da AWS, como que funciona a Infraestrutura Global da AWS, as práticas recomendadas pela AWS, entre outros serviços. Vale ressaltar que você pode começar sua jornada para a Cloud diretamente do exame de nível Associate (Arquiteto/SysAdmin AWS), mas se você, assim como eu, pretende iniciar do zero e aprender os conceitos fundamentais, siga esse caminho que é sucesso na certa. 🚀

A AWS recomenda que para esse modelo de exame você tenha pelo menos 6 meses de experiência com a Cloud deles, no meu caso, eu não tinha tanta experiência assim, eu tenho conta na AWS e sempre usei os principais serviços gratuitos de computação, redes e banco de dados, e SIM, eu tive que ralar MUITO para estudar e estar totalmente preparado. Segue o fio abaixo que vou simplificar esse processo para você e tornar sua jornada mais simples ainda.

  • Primeiro de tudo, ACESSE e LEIA os detalhes e a documentação oficial da certificação no site da AWS:

As vezes nos deixamos levar pela emoção de algum curso/site sobre a prova, sem passar antes pela documentação oficial dos caras e isso é um erro, mas porque? Todos os detalhes, objetivos e a estrutura da prova foram feitos por profissionais contratados pela AWS, por isso se faz necessário a leitura previamente antes de você olhar em outros sites sobre a prova, e já querer sair correndo para fazer… Aqui no site abaixo da AWS, você vai encontrar mais detalhes de tudo que precisa saber para o exame.

  • Estrutura do exame AWS Certified Cloud Practitioner (CLF):

65 questões; múltipla escolha ou múltipla resposta

90 minutos para concluir o exame

100 USD (exame prático: 20 USD)

Disponível em inglês, indonésio (Bahasa), japonês, coreano e chinês simplificado

  • Iniciando seus estudos, ACESSE os objetivos do exame e faça download de exemplos de questões para você se familiarizar com as perguntas da prova.

Sempre bom começar pelos objetivos, assim você sabe o que focar para seus estudos e sabe quais tópicos tem mais peso na prova, e de cara já falo que o tópico que mais cai no exame é Tecnologia, que na verdade são os serviços Core da Cloud da AWS, como EC2, S3, VPC, RDS, IAM, Route 53, entre outros…

Domínios do exame
  • Vale demais a leitura dos whitepapers recomendados pela AWS.

Para ajudar ainda mais no seu aprendizado da Cloud da AWS, a própria recomenda que você leia também os whitepapers sobre os serviços da AWS. São documentos em formato .PDF descrevendo de forma detalhada os recursos e serviços da AWS. A grande parte dos documentos fornecidos pela AWS estão no idioma inglês, e como somos profissionais de TI, já sabemos que o inglês está em nossa volta todo o tempo, e uma dica de idioma para seu exame é você escolher o idioma inglês para fazer sua prova, vai por mim, isso ajuda demais na leitura e interpretação das questões.

Visão geral da Amazon Web Services

Como funciona a definição de preço da AWS

Compare planos do AWS Support

  • Faça os treinamentos solicitados no site da AWS, AJUDA demais também:

Depois que você leu os objetivos da prova, está se ambientado com a estrutura do exame, leu também os whitepapers é a hora de você partir para o curso oferecido pela AWS (AWS Cloud Practitioner Essentials), para te ajudar no exame. Esse curso é rico em grandes detalhes da prova, pontos chaves e oferece no final uma gama de perguntas que são similares ao exame. Abaixo deixo o link para você comece hoje mesmo. 😉

  • Spoiler: 💰

Outro detalhe importante e bacana de saber do programa de certificações da AWS, é que ao fazer um exame de certificação e passando, você obtém cerca de 50% de desconto para seu próximo exame, por isso é legal começar pelo exame (AWS Certified Cloud Practitioner), o exame é “barato” e de quebra você passando já pode iniciar os estudos para a sua próxima certificação. Não cheguei a ver valores dos outros exames mas com certeza são mais caros do que esse de entrada.

  • Onde se pode realizar o exame da AWS?

Bacana demais de saber que as certificações da AWS podem serem feitas via OnVue (online at home or office). Exatamente isso, os exames podem serem feitos da sua casa mesmo, sem precisar gastar dinheiro com transporte até um centro de teste ou até o escritório da sua empresa. Eu acabei fazendo via OnVue e foi uma experiência MUITO boa, eles pedem alguns testes no seu laptop que será utilizado e pedem para verificar seu espaço de trabalho/escritório. Todas essas informações você acessa diretamente no site da AWS quando clicar em Agendar exame.

  • Assista também o curso do Stephane Maarek na Udemy que pode ajudar e MUITO para seu aprendizado:

Esse curso é uma dica muito boa para você também reforçar seus conhecimentos na Cloud da AWS. O curso é muito focado no conteúdo do exame seguindo os objetivos de forma muita correta e ao fim de cada tópico existem algumas questões para validar aquilo que você aprendeu e fixar ainda mais seus conhecimentos.

OBS: Apenas com as dicas passadas anteriormente é possível de passar no exame, fazendo o curso credenciado pela AWS, lendo os whitepapers e participando de webnars que a AWS promove sobre o programa de certificações. Agora se sentir que você ainda precisa de mais conteúdo, não deixe de fazer esse curso do Stephane na Udemy. Ah! E no curso também tem um simulado na faixa, e sempre execute os laboratórios hands-on, fazendo isso você vai fixar ainda mais os serviços aprendidos.

  • A dica de simulados fica também na Udemy do próprio Stephane:

Já feito todo o curso, é hora de praticar seus conhecimentos e ver se realmente você está apto para fazer a prova, se puder faça todos os 6 simulados diversas vezes, ajuda MUITO.

  • E como foi o exame realmente?

Tenho que dizer que a prova é difícil de passar, não cai as mesmas questões na prova dos simulados feitos, e você precisa estar bem ambientado com a estrutura da prova. Digo isso porque as questões tem de 4 a 5 linhas de enunciados e precisa de MUITA atenção para não marcar errado quando se pede 2 respostas na mesma questão.

Todas ou quase todas as questões são baseadas em cenário, isso você vai aprender muito nos simulados, aí que se faz necessário a sua atenção e não se preocupe com tempo se você tem um inglês legal, eu fiz a prova em 45 minutos, esse tempo é bem tranquilo para você completar tudo e ainda revisar.

  • Passei no exame e agora?

Woooo-Hooooooo!!! 👊

Hora de comemorar né, afinal não somos de ferro… 😅 Depois que você passar no seu exame de certificação, emita seu distintivo da AWS no Linkedin.

E falando da importância da prova e de se certificar no mercado, hoje tudo em tecnologia está envolvido com Cloud, seja AWS, GCP, IBM Cloud, Azure… Grande parte das empresas estão migrando seu workload para a Cloud, preferindo a economia, a escabalidade e elasticidade para manter os recursos sempre disponíveis e operacionais, modelos de Pay-as-you-Go e as múltiplas vantagens de migrar de on-premises para a Cloud que existem…

Isso faz da gente, profissionais de TI, seja (DevOps Engineer, Developer, SysAdmins) observar essas movimentações e buscar sempre estudar para estarmos ambientados com os o mercado global de tecnologia, e durante sua preparação para a certificação você vai aprender serviços que nunca imaginou conhecer e sem contar que a parte mais legal de estudar para uma certificação é aprender com os objetivos da prova, é ali que estão todos os detalhes que são importantes tanto para o exame como para aprendizado mesmo pessoal sobre tal tecnologia/ferramenta.

É isso aí pessoal, espero que tenha agregado algo e fica aqui um pouco de como eu me preparei e algumas ideias caso você queira tirar essa certificação também. Gostou do post? Comenta aqui se agregou algo para você e não deixe de dar aquele clap, isso AJUDA demais outras pessoas que também queiram alavancar sua jornada para a Cloud. 🚀

--

--

DevOps from Zero!💻

SRE/DevOps Engineer| Lifelong learner | Medium Creator | AWS/Azure certified☁️ | Hashicorp Ambassador | Containers | Tech | Community | Coffee