Play with Docker

Como estudar Docker containers com Play with Docker (Browser-Based)

DevOps from Zero!💻
4 min readOct 8, 2021

--

Opa pessoal, voltando com tudo para falar mais sobre Docker containers e ainda mostrando uma ferramenta bem simples para você sair executando seus containers de forma rápida e fácil, tudo através do seu browser.

Nesse post de hoje vou abordar dois itens legais que vocês podem gostar, primeiro, claro, o Play with Docker e o outro, uma pequena automação que eu desenvolvi com Terraform e Ansible para provisionar uma maquineta com Docker na AWS. Deixarei o link aqui abaixo do meu Github para que você possa fazer seu fork e utilizar, mas calma, beleza? Continue lendo que o Play with Docker é sensacional demais. 🚀

Eu confesso que abordei poucas vezes aqui o conteúdo de Docker no Medium, justamente porque eu estava estudando outras ferramentas de DevOps, como Terraform, Ansible, Grafana e eu ate já tinha iniciado os estudos de Docker mas tudo superficialmente, sem adentrar os detalhes de Compose, Dockerfiles e Swarm. Na verdade, no passado sempre usei maquinas virtuais para meu aprendizado de Docker, então, tinha aquele trabalho manual de configurar as maquinetas e tudo mais. 😅

Agora que retomei meus estudos de containers, e partindo ainda para o orquestrador (Swarm), analisei algumas ideias de como eu poderia provisionar as maquinetas para criar meu cluster, pensei em AWS, Azure, VirtualBox, VMware mas notava que eu tinha que configurar pequenos detalhes para deixar tudo pronto, e foi nesse processo de pesquisas que lembrei do Play with Docker criado justamente para esse fim. Brincar com Docker.

Bom, sem mais relatos, vamos para o que interessa na verdade… 🐳

Deixei acima o site do Play with Docker, onde você já pode navegar e conhecer mais detalhes da ferramenta. Mas antes, se atente ao seguinte:

Dicas para começar:

  • Para acessar o Play with Docker você precisará de uma conta, para isso, acesse o Dockerhub e crie sua conta gratuitamente.
  • O Play with Docker provisiona as instâncias e às mantém por 4:00 horas.
  • Você pode criar seu cluster Swarm rapidamente. 🐳
  • Evite criar um lab que seja permanente, pois isso será deletado.
  • As maquinetas tem nomes de node1, node2, node3 e assim por diante.
  • Existe a possibilidade de fazer SSH para sistemas Windows, Linux, Mac.
  • As instâncias tem recursos limitados, criadas especificamente para Docker.

Inicializando uma instância de teste:

  • Assim que você acessar o Play with Docker, verás essa tela:
Play with Docker
  • Para criar uma instância, clique no botão de adicionar nova instância:
Play with Docker

Note que a instância é criada rapidamente e já configurada com Docker.

  • Vamos executar um container de teste:
Play with Docker

Inicializando um cluster Swarm

  • Veja como é bem simples de iniciar um cluster Swarm com Play with Docker, para isso vamos usar outro botão, que é aquele da ferramenta:

Note que ele abre um outra janela onde é possível escolher um modelo de template que seja do seu agrado:

  • Vamos escolher a primeira opção (3 managers e 2 workers):

Note que ao lado aparece as instâncias nomeadas como manager e worker.

Basicamente seria isso que eu teria para escrever sobre o Play with Docker, fica a critério da sua imaginação executar seus containers da melhor forma. A ideia era mostrar para você que é possível usar essa ferramenta diretamente do seu browser, sem gastar tempo criando instâncias EC2 na AWS ou configurando um Virtual Box.

E se você já quer executar alguns containers, da uma lida nesse artigo que eu escrevi no Medium um tempo atrás, ajuda demais! 🚀

Por hoje é isso pessoal, obrigado pela leitura e até breve! #VAIIII

--

--

DevOps from Zero!💻

SRE/DevOps Engineer| Lifelong learner | Medium Creator | AWS/Azure certified☁️ | Hashicorp Ambassador | Containers | Tech | Community | Coffee